Conselhos e Diretoria

A Diretoria é composta por, no mínimo 2 e, no máximo, 6 Diretores, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 2 anos, permitida a reeleição por igual período, sendo um Diretor Presidente, um Diretor de Relações com Investidores e os demais sem designação específica, salvo se outra lhe for conferida, a qualquer tempo, pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo Data de eleição Prazo do Mandato
Caio Pompeu de Souza Brasil Neto
Diretor Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores 01/11/2023 31/10/2025

Caio Pompeu de Souza Brasil Neto

Formação: Formado na Universidade Cândido Mendes e pós-graduado em Ciências Econômicas na Fundação Getúlio Vargas, Caio também é Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense com MBA em Finanças Corporativas pelo Ibmec.  .

Experiência Profissional: Além de Diretor Presidente, Finanças e Relações com Investidores da Santo Antônio Energia, no momento Caio também é Presidente de Furnas, além diretor financeiro da companhia e membro da diretoria de Finanças desde 2003, exercendo funções de gerencia e supervisão em diversos setores da companhia. E também foi membro titular do Conselho Fiscal e de Administração de outras importantes companhias como Fundação Real Grandeza, Foz do Chapecó Energia e Energia São Manoel, entre outras.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Caio Pompeu de Souza Brasil Neto não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Francisco José Arteiro de Oliveira
Diretor de Operações 22/02/2024 22/02/2026

Francisco José Arteiro de Oliveira

Formação: Graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pelo Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), com pós-graduação em Otimização do Sistema Elétrico de Potência pela Universidade Estadual de Campinas e MBA em Energia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Experiência Profissional: Foi um dos responsáveis pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), onde ingressou em 1998 como gerente executivo de operação e ocupou a Diretoria de Planejamento por dois mandatos consecutivos. Atualmente é Diretor de Operação e Manutenção de Eletrobras Furnas Centrais Elétricas S.A.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Francisco José Arteiro de Oliveira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

O Conselho de Administração é composto de, no mínimo, 05 e, no máximo, 13 membros efetivos, além de seus respectivos suplentes, com mandato unificado de 1 ano, sendo permitida a reeleição por igual período. Ao determinar, dentro do limite aqui estabelecido, o número de membros do Conselho de Administração a ser eleito, os acionistas, reunidos em Assembleia Geral da Companhia, deverão sempre fazê-lo em número ímpar (5, 7, 9, 11 ou 13), jamais elegendo um número par de conselheiros.

Nome Cargo Data de eleição Prazo do Mandato
Eduardo Haiama
Membro efetivo 01/12/2023 Até AGO de 2024

Eduardo Haiama

Formação: Graduou-se pela Escola Politécnica da USP em engenharia elétrica e possui pós-graduação (MBA) pela Duke University

Experiência Profissional: O Sr. Eduardo Haiama atuou como membro do conselho de administração da Equatorial Energia de 2019 a 2023 e da Origem Energia e Orizon Valorização de Resíduos no exerício de 2023. Atuou como diretor Financeiro e de RI da Yduqs Participações de 2019 a 2022 e da Equatorial Energia de 2008 até novembro de 2019. Anteriormente, trabalhou no Banco UBS Pactual na área de pesquisa de renda variável como analista sênior do setor elétrico e de saneamento entre 2004 e 2008. Foi premiado em diversas ocasiões como um dos melhores analistas pela Institutional Investor. Antes disso, trabalhou como analista de produtos estruturados para o Banco Itaú BBA (exBBA Creditanstalt).

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Eduardo Haiama não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Adriano Sá de Seixas Maia
Membro efetivo 25/04/2023 Até AGO de 2024

Adriano Sá de Seixas Maia

Formação: Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia.

Experiência Profissional: Profissional com mais de 20 anos de experiência na área jurídica, atuando em escritórios e empresas, com destaque para o exercício de funções corporativas estratégicas. Integrou também o Conselho de Administração de Companhias do setor de energia, petroquímico, transporte, entre outros. É membro do nosso Conselho de Administração e da MESA desde 20.01.2023.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Adriano Sá de Seixas Maia não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Solange Mendes Geraldo Ragazi David
Membro efetivo independente e Vice-Presidente do Conselho de Administração 25/04/2023 Até AGO de 2024

Solange Mendes Geraldo Ragazi David

Formação: Bacharel em História pela Faculdade de História da USP. Advogada, com graduação em Direito Centro Universitário FMU, SP. Doutora e mestre em Ciências – Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP-SP.

Experiência Profissional: Atual vice-presidente do nosso Conselho de Administração. Eleita em 2014 como vice-presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foi reconduzida ao cargo em 2016, no qual atuou como gerente executiva jurídica. Desde 2021 é membro independente do Conselho de Administração da nossa empresa, presidindo o conselho de abril de 2021 até esta nova formação.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Solange Mendes Geraldo Ragazi David não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho
Membro efetivo 25/04/2023 Até AGO de 2024

Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho

Formação: PHD em Engenharia Civil pela Universidade de Lisboa, também é Doutor em Engenharia pela Universidade de Brasília e Mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Porto. Mestre em Engenharia Civil pela UnB. Especialista em Políticas de Infraestrutura pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Especialista em Inteligência de Futuro pelo Centro de Estudos Avançados da UnB. Especialista em avaliação socioeconômica de projetos de infraestrutura de grande vulto pela ENAP, com diversas outras especializações nas áreas de Engenharia e de Infraestrutura.

Experiência Profissional: Trabalhou como secretário executivo do Ministério de Infraestrutura. Possui vasta experiência em diversos cargos como coordenador, assessor, diretor e chefe de gabinete de projetos de Infraestrutura, Aeroportos, Energia Elétrica, Meio Ambiente, entre outros. Atua como Membro do Conselho de Administração da nossa empresa e da MESA desde 2020.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta
Membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração 25/04/2023 Até AGO de 2024

Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta

Formação: Administradora de Empresas, com graduação e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco, ela tem, também, MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Escola de Negócios, e pós-graduação em Gestão  de Negócios pela Fundação Dom Cabral, além de programas de educação executiva em distintas escolas internacionais como The London School of Economics and Political Science, IMD (Suíça), ESADE (Espanha) e University of Chicago Graduate School of Business (Estados Unidos).

Experiência Profissional: Com extensa carreira executiva na área de Finanças e Relação com Investidores (RI) em diferentes empresas, Elvira trabalhou em diversas companhias dos setores de Infraestrutura, Energia e Negócios Regulados como Neoenergia e Eletrobrás, onde hoje atua como CFO.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Nome Cargo Data de eleição Prazo do Mandato
Jairo Machado de Oliveira
Membro efetivo 25/04/2023 Até AGO de 2024

Jairo Machado de Oliveira

Formação: Graduado em Controladoria e Finanças Universidade Federal Fluminense – UFF (2001), com MBA em Planejamento Tributário Estratégico pela PUC Rio (2020) e Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Estácio (2019).

Experiência Profissional: Possui experiência como auditor independente, bem como atuação na área de Contabilidade de empresas do ramo de energia. Atualmente é Superintendente de Contabilidade de Furnas Centrais Elétricas S.A. e Conselheiro de Administração, Conselheiro Fiscal e Professor do MBA Live FGV em Energia. 

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Jairo Machado de Oliveira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Fernando Barreto Rezende de Oliveira
Membro suplente 25/04/2023 Até AGO de 2024

Fernando Barreto Rezende de Oliveira

Formação: Formado em Ciências Econômicas, Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha-ES. Corecon/RJ nº 23.465 em 1998, MBA Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas – FGV em 2001 e MBA Gerenciamento de Projetos, Fundação Getúlio Vargas – FGV em 2008.

Experiência Profissional: Economista, com mais de 16 anos de atuação na área financeira de Furnas Centrais Elétricas S.A. (Furnas), com foco na gestão econômico-financeira de contratos. Exerceu durante 04 anos (até ago./2017) a função de gerente de divisão, por mais de 04 anos a função de Conselheiro Fiscal na Sociedade de Propósito Específico Empresa de Energia São Manoel S.A., participou como analista, durante 03 anos da implantação do SAP/ERP (go live em jan./2010), Atuou por mais de 05 anos (até 2006) na área responsável em Furnas pela gestão de contratos de empréstimos, financiamentos, confissões de dívidas e garantias financeiras, e atualmente, atua como economista na Espirito Santo Centrais de Energia S.A. – ESCELSA, atual EDP Espirito Santo Distribuição de Energia S.A., na gerência de comercialização de energia, contemplando gestão/revisão de procedimentos de atendimentos comerciais e contratos de iluminação pública. Exerce o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia e da MESA desde 04 de maio de 2020.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Fernando Barreto Rezende de Oliveira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

André Luiz Amaral dos Santos
Membro Suplente 25/04/2023 Até a AGO 2024

André Luiz Amaral dos Santos

Formação: é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2006), com MBA Executivo em Finanças pela Faculdade de Economia e Finanças – IBMEC (2011).

Experiência Profissional: Funcionário de carreira da Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – Eletrobras desde janeiro/2007, atualmente exercendo a função de Gerente do Departamento de Contabilidade Geral. Exerceu a função de conselheiro fiscal da empresa Amazonas Geração e Transmissão de Energia S.A. – Amazonas GT.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. André Luiz Amaral dos Santos não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Glaucy Dourado dos Santos
Membro Efetivo 27/10/2023 Até AGE

Glaucy Dourado dos Santos

Formação: Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria pela Universidade Cândido Mendes e MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais pelo Centro Universitário de Brasília.

Experiência Profissional: Iniciou carreira no Instituto Aerus de Seguridade Social na área de contabilidade e posteriormente na controladoria. Em 2008 passou a integrar o quadro de funcionários da Eletrobras, tendo passado pelas áreas de auditoria interna e controles internos. Desde 2015 atua na contabilidade,
sendo a contadora responsável pela Eletropar e a partir de 2021 gerente da contabilidade geral de Furnas. Possui experiência em elaboração de demonstrações financeiras individuais e consolidadas. Agrega também experiência em governança corporativa, relações com investidores, processos de incorporação e aquisição de empresas.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sra. Glaucy Dourado dos Santos não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Heider J. de Aquino Nascimento
Membro efetivo 03/07/2023 Até AGO de 2024

Heider J. de Aquino Nascimento

Formação: Formado em Ciências Contábeis, com Mestrado em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA em Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e MBA em IFRS na FIPECAFI.

Experiência Profissional: Iniciou a sua carreira em empresas de auditoria independente e atua nas empresas do Grupo Novonor há mais de 28 anos nas áreas de Controladoria e Finanças, sendo atualmente o Controller da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Contador da Construtora Norberto Odebrecht S.A. e outras empresas do segmento de construção do Grupo Novonor (1994 – 2005); (ii) Gerente de Planejamento da OEC S.A. (2006 – 2008); (iii) Gerente Financeiro da subsidiária da OEC S.A. na Venezuela (2009 – 2011); (iv) Controller da divisão da América Latina da OEC (2012 – 2017); (v) Contador da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial (2019 – 2022).

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr.Heider J. de Aquino Nascimento não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.