Perfil Corporativo e Histórico

A Companhia foi constituída de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, sob a denominação social de Santo Antônio Energia S.A., com prazo de duração indeterminado, com sede social na Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.184, 4º andar – Vila Olímpia, São Paulo – SP, CEP 04548-004 – Edifício Olímpia Trade.

Em 27 de agosto de 2007 foi constituído o Consórcio Madeira Energia S.A., vencedor do leilão para a construção da UHE Santo Antônio, conforme Edital do Leilão nº 05/2007 da ANEEL, datado de 04 de janeiro 2008. Em 13 de junho de 2008, foi celebrado, entre a União e a Madeira Energia S.A. – (“MESA”), sociedade controladora da SAE, o Contrato de Concessão. Posteriormente, com a constituição da SAE, o referido Contrato de Concessão foi aditado em 01 de dezembro de 2008, para que a titularidade da concessão fosse transferida à SAE.

A Companhia é uma subsidiária integral da MESA, a qual tem como acionistas Furnas Centrais Elétricas S.A (43,06%), Odebrecht Energia do Brasil S.A. (18,25%), pertencente ao Grupo Odebrecht, SAAG Investimentos S.A. (10,53%), controlada pela Andrade Gutierrez Participações S.A., CEMIG Geração e Transmissão S.A. (8,53%), e Caixa Fundo de Investimento em Participações Amazônia Energia (19,63%), que tem como quotistas a Odebrecht Energia do Brasil S.A. e o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço-FI-FGTS.

O projeto referente à construção da UHE Santo Antônio é financiado com capital dos acionistas da MESA e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (“BNDES”), por meio de financiamento direto e repasse de recursos, do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (“FI-FGTS”), por meio da subscrição e integralização das debêntures da 1ª emissão privada da Companhia, dos titulares das debêntures da 2ª emissão da Companhia e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (“FNO”).

A construção da UHE Santo Antônio, foi implantada com turbinas do tipo “Bulbo” – que operam em rios de baixa queda e grande vazão de água (barragem a fio d’água) – teve seu início no segundo semestre de 2008, todas as turbinas em operação na UHE Santo Antônio possuem rendimentos comprovados perante o Poder Concedente e não apresentam qualquer limitação de desempenho. Sua 1ª turbina entrou em operação comercial em março de 2012, nove meses antes do previsto no Contrato de Concessão.

No final de 2016, a UHE Santo Antônio possuía 50 unidades geradoras, sendo 44 em operação comercial e 06 em teste, alcançando sua capacidade plena de produção de energia. Em janeiro de 2017 entraram em operação comercial as 6 últimas unidades geradoras, totalizando a garantia física de 2.424MW médios, tornando-se uma empresa 100% operacional, com sua capacidade plena de produção de energia.

Depois de oito anos de construção, a hidrelétrica foi concluída com capacidade instalada de 3.568 Megawatts – energia de fonte limpa e renovável, suficiente para o consumo de mais de 45 milhões de brasileiros.